Itens e Critérios de avaliação

AVALIAÇÃO
Para avaliação de projetos costumamos definir itens e critérios de avaliação que serão explicados a seguir:

Itens de avaliação: São os conteúdos a serem avaliados, incluindo conceitos, competências e habilidades. No caso das atividades da oficina os itens sã

  1. Definição clara do problema ou da atividade a ser realizada.
  2. Domínio dos conceitos envolvidos
  3. Resolução adequada da atividade de acordo com o que foi proposto.
  4. Dinâmica da apresentação: explicações esclarecedoras sobre o assunto e participação ativa dos alunos que assistem à apresentação.
  5. Utilização de mídias (ilustrações, cartazes, textos, vídeos) adequadas.

Critérios de avaliação: É a operacionalização da avaliação de cada item em forma de letras, números, marcação com “x” etc. Servem para qualificar e quantificar a avaliação. Para definir tais critérios, muitas vezes, utilizamos textos explicativos fazendo escalonamento dos diversos níveis a serem atingidos.
Os critérios gerais para avaliação de projetos utilizando conceitos os seguintes:

Conceitos utilizados nas avaliações de projetos:
A: 100% - O trabalho está excelente. Foi acrescentado algo importante, diferente e criativo.
B: 90% - O trabalho está muito bom. Muito acima da média.
C+: 80% - O trabalho está bom, acima da média mínima.
C: 70% - O trabalho está bom: na média.
C-: 60% - Está bom, mas tem algo errado ou faltando.
D: 40% - O trabalho não está bom, contém erros importantes ou não foi realizado com a devida atenção e zelo
E: Zero – não fez
A+: 100% Mérito - Para apontar caminhos de desenvolvimento de cada aluno e valorizar os trabalhos que realmente se destacam, podemos atribuir este conceito que também tem o valor de 100%, mas que se diferencia do A porque ocorrer algo realmente excepcional e que surpreenda. A importância deste conceito deve ser limitada a pouquíssimos situações e, quando um professor solicitar, faremos um pequeno conselho com dois outros professores e a coordenação para validar esta avaliação.

Os critérios podem utilizados para cada item de avaliação separadamente, assim teremos um detalhamento de cada item com diversos conceitos dos quais podemos tirar uma média. Neste caso, ganha-se no detalhamento de cada item, mas perde-se na visão integrada de toda avaliação.
Utilizando esta formulação geral dos critérios, podemos fazer uma interpretação mais específica e detalhada para cada situação. No caso das atividades da oficina, cada avaliador deverá atribuir apenas um conceito que incorpora todos os itens de avaliação especificados, desta forma a nota do avaliador expressa a totalidade do trabalho. Segue um quadro com a interpretação de cada conceito para o caso específico das atividades da oficina.


Reinterpretação dos conceitos gerais para avaliação das atividades da oficina.
A: 100% - O trabalho está excelente. Foi acrescentado algo importante, diferente e criativo.  
B: 90% ou C+: 80%. O trabalho está muito bom. O avaliador deve, a seu critério, diferenciar os trabalhos que teve acesso atribuindo um desses conceitos.  
C: 70% - O trabalho está bom: na média. O problema e a resolução foram apresentados de forma clara, mostrando domínio dos conceitos mínimos necessários. Além disso, a apresentação foi dinâmica, interativa e eficaz
C-: 60% - Está bom, mas tem algo inadequado ou a apresentação não foi totalmente satisfatória
D: 40% - O trabalho não está bom, contém erros importantes, não foi realizado com a devida atenção e zelo, ou a apresentação desqualificou o trabalho
E: Zero – não fez
A+: 100% Mérito – Verificar se existe algum caso para esta avaliação, mas neste caso, lembre-se que deve haver algo realmente diferente ou criativo, teremos que fazer um miniconselho para atribuir esta nota, além de fazer as devidas divulgações da conquista.