Vamos ser mais
específicos: Pense no seguinte problema:
Misturando água a 60 ºC com água a
40 º, qual é a temperatura de equilíbrio?
INSTRUÇÕES
1. Escreva a sua resposta intuitiva para o problema acima e mostre
ao professor.
Observação:
Melhor você escrever sua resposta, ela ficará mais bem formalizado do que se
apenas falar.
2. E agora um enunciado mais completo para o mesmo problema:
Pense nele e escreva uma hipótese.
Misturando 200 ml de água a 60 ºC
com 200 ml de água a 40 ºC, qual é a temperatura de equilíbrio?
Observação: Aqui
também é melhor você escrever a hipótese, depois que fizer o teste deverá
retornar a ela para verificar se está correta ou não.
3. Utilizando o material fornecido, faça uma experiência para
verificar sua hipótese.
Colocar aqui a foto do nosso
equipamento com o suporte de termômetro sobre o Becker
·
Atenção:
·
1. Observando
a foto do experimento, faça um planejamento de como será feita a experiência e
mostre ao professor. NUNCA coloque nada para aquecer sem acompanhamento.
·
Não
aqueça a água além de 60 ºC
·
Limpe
toda a mesa de trabalho antes de iniciar o experimento, e faça um treinamento
prévio para verificar como retirar o Becker do aquecedor para misturar.
·
Como
você deverá utilizar o aquecedor, deverá assinar o protocolo de segurança.
4. E agora um problema um pouco mais complicado.
Misturando 200 ml de água a 60 ºC
com 500 ml de água a 40 ºC, qual é a temperatura de equilíbrio?
Observação: Aqui
também é melhor você escrever a hipótese
5. Faça a experiência para verificar sua hipótese tomando
todos os cuidados explicados no item 3
Se você acertou a temperatura de equilíbrio e sabe explicar o que fez,
pode ter feito uma boa descoberta e aprender Ciências deve ser principalmente
fazer as próprias descobertas.
Pode ser também que a
experiência provou que sua hipótese estava errada ou que não saiba explicar
corretamente os princípios físicos envolvidos.
- Para aprender sobre os
princípios físicos envolvidos faça a atividade 11.
- Para explicar sua a
experiência que você de forma intuitiva e lógica, resolva os próximos itens
6. A figura a seguir mostra diversas situações de equilíbrio térmico em
ordem crescente de dificuldades. Resolva até onde conseguir
7. Para
ir além. Para
compreender melhor a solução do problema existe uma ideia chamada condição de
equilíbrio que pode ser escrita matematicamente pensando que o calor fornecido
pelo corpo mais quente deve ser igual ao calor recebido pelo corpo mais frio.
Estude este assunto no link abaixo e utilize este conhecimento para resolver o
problema de uma maneira formal fisicamente.
Referência
1. https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equilibrio-termico.htm
HELERBROCK, Rafael. "Equilíbrio térmico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equilibrio-termico.htm. Acesso em 02 de outubro de 2019
Materiais específicos da atividade
HELERBROCK, Rafael. "Equilíbrio térmico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equilibrio-termico.htm. Acesso em 02 de outubro de 2019
Materiais específicos da atividade
Aquecedor
2 termômetros
2 beckers de 200 ml
1 Becker de 500 ml
Materiais equipamentos e ferramentas do lab.