quarta-feira, 3 de julho de 2019

106 - O que acontece quando misturamos dois líquidos com temperaturas diferentes?


Vamos ser mais específicos: Pense no seguinte problema:


Misturando água a 60 ºC com água a 40 º, qual é a temperatura de equilíbrio?


INSTRUÇÕES
1. Escreva a sua resposta intuitiva para o problema acima e mostre ao professor.

Observação: Melhor você escrever sua resposta, ela ficará mais bem formalizado do que se apenas falar.


2. E agora um enunciado mais completo para o mesmo problema: Pense nele e escreva uma hipótese.

Misturando 200 ml de água a 60 ºC com 200 ml de água a 40 ºC, qual é a temperatura de equilíbrio?


Observação: Aqui também é melhor você escrever a hipótese, depois que fizer o teste deverá retornar a ela para verificar se está correta ou não.

3. Utilizando o material fornecido, faça uma experiência para verificar sua hipótese.

Colocar aqui a foto do nosso equipamento com o suporte de termômetro sobre o Becker

·         Atenção: 
·         1. Observando a foto do experimento, faça um planejamento de como será feita a experiência e mostre ao professor. NUNCA coloque nada para aquecer sem acompanhamento.
·         Não aqueça a água além de 60 ºC
·        Limpe toda a mesa de trabalho antes de iniciar o experimento, e faça um treinamento prévio para verificar como retirar o Becker do aquecedor para misturar.
·        Como você deverá utilizar o aquecedor, deverá assinar o protocolo de segurança.


4. E agora um problema um pouco mais complicado.

Misturando 200 ml de água a 60 ºC com 500 ml de água a 40 ºC, qual é a temperatura de equilíbrio?


Observação: Aqui também é melhor você escrever a hipótese


5. Faça a experiência para verificar sua hipótese tomando todos os cuidados explicados no item 3




Se você acertou a temperatura de equilíbrio e sabe explicar o que fez, pode ter feito uma boa descoberta e aprender Ciências deve ser principalmente fazer as próprias descobertas.
Pode ser também que a experiência provou que sua hipótese estava errada ou que não saiba explicar corretamente os princípios físicos envolvidos.
- Para aprender sobre os princípios físicos envolvidos faça a atividade 11.
- Para explicar sua a experiência que você de forma intuitiva e lógica, resolva os próximos itens





6. A figura a seguir mostra diversas situações de equilíbrio térmico em ordem crescente de dificuldades. Resolva até onde conseguir




7. Para ir além. Para compreender melhor a solução do problema existe uma ideia chamada condição de equilíbrio que pode ser escrita matematicamente pensando que o calor fornecido pelo corpo mais quente deve ser igual ao calor recebido pelo corpo mais frio. Estude este assunto no link abaixo e utilize este conhecimento para resolver o problema de uma maneira formal fisicamente.

Referência
1. https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equilibrio-termico.htm
HELERBROCK, Rafael. "Equilíbrio térmico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/equilibrio-termico.htm. Acesso em 02 de outubro de 2019

Materiais específicos da atividade
Aquecedor
2 termômetros
2 beckers de 200 ml
1 Becker de 500 ml

Materiais equipamentos e ferramentas do lab.